A universalidade do monetarismo


"E que se faça do pagamento das scut ... universal"

Quando falamos em universalidade das coisas, falamos na propriedade objectiva de algo que, na sua essência, é percebido pelo intelecto de uma forma absoluta e comum a todos.

No entanto, esta universalidade está dependente de um juízo analítico das propriedades das coisas.

Os argumentos em favor do pagamento universal, do quer que seja, num sistema monetário estão dependentes de um juízo sintético, feito à posteriori. Eles resultam da experiência e sobrepõem ao sujeito no predicado um atributo que nele não se acha previamente contido (não se pagava nas SCUT ), sendo, por isso, privados e incertos. Nunca universais.

Para justificar logicamente uma universalidade de pagamento nas SCUT, teria que se criar, de inicio, e através da absoluta propriedade da equalidade contida no conceito de "universal", uma universalidade de opções, em que o sistema equilibra tanto o que pede com o que faz. Algo que raramente acontece ...

E é aqui que a dita "Universalidade" não faz sentido, pois o poder monetário das populações é diferente. Logo, estaremos a exigir mais de alguns do que de outros. Isto é tudo menos universal. Seria, se tivéssemos todos a mesma dita capacidade monetária (impossível numa sociedades estratificada por classes) ou então opções viáveis às SCUT (impossível devido às diferentes condições nas diferentes regiões por onde passam as mesmas). Aliás, a única forma do sistema alguma vez ter sido universal, teria sido através do não pagamento das portagens de qualquer autoestrada por parte de todos os portugueses. No entanto, sempre as pagamos através do imposto de circulação ou do IVA no pagamento dos combustíveis e meios de transporte. Portanto, uma "Universalidade" parca já existe. Será que precisamos de mais "universalidades" ?

Os nossos ávidos políticos acham que sim. Levantam uma "bandeirinha" que diz "Universal" para justificar o pagamento de algo que já é pago por todos nos nossos impostos. Mas é preciso vender o peixe pois disso depende a continuidade deles no poder. Precisam é de dinheiro, a universalidade é só uma desculpa.

Como forma de "mea culpa" ainda referem : "Ou pagam todos, ou não paga ninguém". Pois para mim não deveria mesmo pagar ninguém ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui poderá cascar à vontade